tragédia no sul do Estado do Tocantins - Peixa alagada.
SUL DO ESTADO
Cheia no Rio Tocantins alaga ilhas e causa prejuízos a comerciantes e lavradoresDebora CianyGurupi- Moradores, comerciantes e donos de ilhas e propriedades rurais às margens do Rio Tocantins em Peixe, no Sul do Estado, a 302 km de Palmas, estão enfrentando momentos de sufoco desde a noite de ontem quando as águas do rio começaram a subir. Na tarde de hoje o nível do rio já está mais de 10 metros acima do leito, segundo relatos de ribeirinhos.Pelo menos 40 ilhas situadas na chamada região do Tropeço foram afetadas pela cheia. A água invadiu casas e destruiu plantações. Nos pontos mais afetados, lavradores perderam móveis e alguns estão desabrigados.O lavrador Wilson Dias do Nascimento conta que só não perdeu os eletrodomésticos porque agiu rápido transportando os utensílios em uma canoa com motor até uma ilha num ponto mais alto da margem do rio. Mas as plantações de mandioca, abóbora e banana estão debaixo da água. "Em 25 anos que moro aqui essa é segunda cheia que enfrento, mas essa foi a mais preocupante", disse.A dona de casa Nelita Gonçalves Correia disse que viu a correnteza do rio arrastar freezer, geladeira e colchões de vizinhos que não estavam na localidade. Ela teve a casa alagada e agora está abrigada em outra ilha menos afetada pela cheia.
Cidade
Na zona urbana de Peixe o rio avançou sobre o cais da cidade e alagou estabelecimentos comerciais próximos a margem. O restaurante Luizinho ficou com todos os cômodos alagados. Uma balsa de médio porte, que estava ancorada, se soltou com a força da água e foi levada pela correnteza. Ainda não há registro de vítimas.
( fonte - Jornal do Tocantins )
Conselho Editorial (inspirado) Carlos H. Conny, presidente; M. Covas, Miguel S. Dias, W. Furlan, Edegar Tavares, Carlos Lira, Plínio Marcos, Lamarca, Pe. João XXX, Sérgio Sérvulo da Cunha, H. Libereck, Carlos Barbosa, W. Zaclis, Plínio de A. Sampaio, Mário de Andrade, H. Vailat, G. Russomanno, Tabelião Gorgone, Pedro de Toledo, Pe. Paulo Rezende, Tabelião Molina, Rita Lee, Izaurinha Garcia, Elza Soares, Beth Carvalho, Tarcila do Amaral, Magali Guariba, Maria do Fetal,
05 janeiro 2012
Peixe, To sob chuva. Alagada.
Advogado, paulistano, professor de direito, defensor de direitos humanos. Bacharel pela PUC -SP em 1974, pós graduado em Direito Notarial, Registros Públicos e Educação Ambiental. Defensor de quilombolas, caiçaras, indígenas, pescadores artesanais... Edita o Expresso Vida.
Autor de diversos livros jurídicos.São incontáveis os artigos jurídicos publicados em revistas especializadas, jornais etc. Integra a Academia Eldoradense de Letras,Academia Itanhaense de Letras. Titular da cadeira nº 35 da Academia São José de Letras. Integra o Instituto dos Advogados de Santa Catarina. É presidente da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos da OAB-Sc. Consultor nacional da Comissão de Direito Notarial e Registraria do Conselho Federal da OAB.Foi presidente por dois mandatos da OAB-TO - Gurupi. Sócio desde 1983 do Lions Clube Internacional. Diretor de Opinião da Associação Comercial de Florianópolis. Sócio de Pugliese e Gomes Advocacia. CIDADÃO HONORÁRIO DA ESTANCIA DE CANANÉIA, SP.
www.pugliesegomes.com.br
Residente em Florianópolis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário