24 fevereiro 2012

Turista encontra baleia morta.

Uma turista paulista encontrou nesta última quinta-feira uma baleia com cerca de 10 metros morta no Delta do Parnaíba.

O mamífero estava em estado de decomposição foi encontrada na praia do Feijão Bravo na Ilha dos Poldros pertencente ao município de Araioses, Maranhão - APA Delta do Parnaíba - e sua espécie não foi identificada.

As imagens e a localização foram entregues na sede do IBAMA em Parnaíba para que fossem tomadas as providências inclusive identificação da espécie. O fato deve ser apurado e posteriormente divulgado. Tem sido comum o aparecimento de baleias mortas nas praias do litoral piauiense. A última que tivemos conhecimento foi encontrada encalhada ainda com vida no dia 19 de novembro (há três meses) por kitesurfistas encalhada próximo ao Porto de Luís Correia na praia conhecida por Canto dos Vieiras, distante cerca de 10 quilômetros da Praia da Pedra do Sal em Parnaíba.

Foi feita tentativa de devolver o animal ao mar, mas sem sucesso. Tratava-se de um jovem macho da espécie Baleia-piloto de Peitorais Curtas que mede cerca de 4,10 metros e pesa cerca de 800 quilos. O cetáceo apresentava marca de arpão e algumas lesões em seu corpo em virtude do encalhe. A Baleia-piloto de Peitorais Curtas é um animal de águas profundas do oceano, este foi o segundo animal desta mesma espécie que encalhou este ano no litoral do Ceará. O adulto chega a 7 metros e pesa 2,5 toneladas.

( Colhido do sítio eletronico do Jornal eletronico Proparnaiba, de Parnaiba,Pi )

Nenhum comentário:

Postar um comentário