Uma turista paulista encontrou nesta última quinta-feira uma baleia com cerca de 10 metros morta no Delta do Parnaíba.
O mamífero estava em estado de decomposição foi encontrada na praia do Feijão Bravo na Ilha dos Poldros pertencente ao município de Araioses, Maranhão - APA Delta do Parnaíba - e sua espécie não foi identificada.
As imagens e a localização foram entregues na sede do IBAMA em Parnaíba para que fossem tomadas as providências inclusive identificação da espécie. O fato deve ser apurado e posteriormente divulgado. Tem sido comum o aparecimento de baleias mortas nas praias do litoral piauiense. A última que tivemos conhecimento foi encontrada encalhada ainda com vida no dia 19 de novembro (há três meses) por kitesurfistas encalhada próximo ao Porto de Luís Correia na praia conhecida por Canto dos Vieiras, distante cerca de 10 quilômetros da Praia da Pedra do Sal em Parnaíba.
Foi feita tentativa de devolver o animal ao mar, mas sem sucesso. Tratava-se de um jovem macho da espécie Baleia-piloto de Peitorais Curtas que mede cerca de 4,10 metros e pesa cerca de 800 quilos. O cetáceo apresentava marca de arpão e algumas lesões em seu corpo em virtude do encalhe. A Baleia-piloto de Peitorais Curtas é um animal de águas profundas do oceano, este foi o segundo animal desta mesma espécie que encalhou este ano no litoral do Ceará. O adulto chega a 7 metros e pesa 2,5 toneladas.
( Colhido do sítio eletronico do Jornal eletronico Proparnaiba, de Parnaiba,Pi )
Conselho Editorial (inspirado) Carlos H. Conny, presidente; M. Covas, Miguel S. Dias, W. Furlan, Edegar Tavares, Carlos Lira, Plínio Marcos, Lamarca, Pe. João XXX, Sérgio Sérvulo da Cunha, H. Libereck, Carlos Barbosa, W. Zaclis, Plínio de A. Sampaio, Mário de Andrade, H. Vailat, G. Russomanno, Tabelião Gorgone, Pedro de Toledo, Pe. Paulo Rezende, Tabelião Molina, Rita Lee, Izaurinha Garcia, Elza Soares, Beth Carvalho, Tarcila do Amaral, Magali Guariba, Maria do Fetal,
24 fevereiro 2012
Turista encontra baleia morta.
Advogado, paulistano, professor de direito, defensor de direitos humanos. Bacharel pela PUC -SP em 1974, pós graduado em Direito Notarial, Registros Públicos e Educação Ambiental. Defensor de quilombolas, caiçaras, indígenas, pescadores artesanais... Edita o Expresso Vida.
Autor de diversos livros jurídicos.São incontáveis os artigos jurídicos publicados em revistas especializadas, jornais etc. Integra a Academia Eldoradense de Letras,Academia Itanhaense de Letras. Titular da cadeira nº 35 da Academia São José de Letras. Integra o Instituto dos Advogados de Santa Catarina. É presidente da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos da OAB-Sc. Consultor nacional da Comissão de Direito Notarial e Registraria do Conselho Federal da OAB.Foi presidente por dois mandatos da OAB-TO - Gurupi. Sócio desde 1983 do Lions Clube Internacional. Diretor de Opinião da Associação Comercial de Florianópolis. Sócio de Pugliese e Gomes Advocacia. CIDADÃO HONORÁRIO DA ESTANCIA DE CANANÉIA, SP.
www.pugliesegomes.com.br
Residente em Florianópolis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário